A queda da casa de Eli
Eli, na
Hueila margareth Mendes Da Silva
A queda da casa de Eli
Eli, nasceu na tribo de Levi, e como seus pais ele se tornou sacerdote, e agora Sumo sacerdote, ele era muito devotado e zeloso com seus afazeres na casa de Deus, ele teve dois filhos Hofni e Fineias, e como esperado se tornaram sacerdotes, mas ele não ensinou seus filhos a terem respeito pelas coisas sagradas, e eles desdenhavam dos costumes e transformaram o Tabernáculo em um mercado profano.
Enquanto estavam preparando as ofertas sagradas, os irmãos aproveitavam e furtavam as melhores partes, antes mesmo de serem oferecidas a Deus. Mas a ganância era apenas a ponta do iceberg. Os rumores sobre a conduta imoral dos irmãos se espalhavam como fogo por Israel. As mulheres que serviam no Tabernáculo eram assediadas e violentadas tornando o local sagrado um palco de depravação.
Eli, seu pai e sumo sacerdote, já estava velho e abatido, quando soube dessas notícias, há princípio não quis acreditar, mas como essas informações chegavam a ele por diversas fontes teve que encarar a realidade, e questionou seus filhos.
“Por que fazeis tais coisas? ”
Mas a voz fraca e hesitante de seu pai não surtiu nenhum efeito nos corações endurecidos de Hofni e Fineias. Eles ignoraram as suplicas do pai, e continuaram a profanar o templo e oprimir o povo.
Em meio à escuridão moral que pairava sobre Israel, uma luz solitária brilhava. Samuel, um jovem levita, servia a Deus com fervor e pureza de coração. Dedicado aos seus deveres, ele observava com tristeza a decadência da casa de Eli. Numa ocasião na calada da noite, enquanto o Tabernáculo estava mergulhado em silêncio, Samuel foi despertado por um chamado.
“Samuel, Samuel! ”. Uma voz poderosa ecoou emanando do interior do templo. O jovem levantou correndo e foi até a porta do sacerdote Eli, e sussurrou, “Eis-me aqui”. Eli lhe declara que não o tinha chamado, e manda o jovem dormir, isso aconteceu por três vezes, na terceira vez o velho sacerdote percebeu que era Deus que estava chamando o jovem, e lhe orienta,