Estamos prestes a testemunhar
Luan Menesis
Estamos prestes a testemunhar avanços na biotecnologia que podem ressuscitar mamutes, uma iniciativa liderada pela Colossal Biosciences. Utilizando células-tronco pluripotentes induzidas de elefantes asiáticos, a equipe visa entender as diferenças genéticas entre mamutes e seus parentes vivos. Além de potencial para clonagem bem-sucedida, esse trabalho tem implicações na conservação dos elefantes. A equipe enfrenta desafios, mas permanece otimista, visando gerar gametas em laboratório. Isso não apenas abre portas para o retorno dos mamutes lanosos, mas também pode contribuir para salvar espécies ameaçadas.
Em outra frente, uma onda de calor se aproxima do Brasil, especialmente afetando regiões como o sul do Mato Grosso, o triângulo mineiro e o interior de São Paulo. Prevê-se temperaturas escaldantes, atingindo até 40ºC. Embora haja alívio na previsão de baixas precipitações, é crucial tomar precauções, como usar protetor solar, manter-se hidratado e preparar-se para dias quentes nos próximo
Ao observarmos a iminente onda de calor no Brasil, a massiva massa de ar quente proveniente da região entre o Paraguai e o norte da Argentina se espalhará, impactando áreas como o sul do Mato Grosso, o triângulo mineiro e o interior de São Paulo. Especialistas do Climatempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alertam para a persistência do calor intenso até a próxima sexta-feira.
O aumento das temperaturas traz consigo desafios, especialmente para o Oeste da Região Sul, Sudoeste do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo, que podem enfrentar a terceira onda de calor do ano. As máximas podem atingir quase 40ºC entre 13 e 14 de março. Para lidar com essa situação, é crucial adotar medidas como usar protetor solar, manter-se hidratado e estar preparado para enfrentar os dias quentes que se aproximam.